Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

O fundador do Grêmio curiosamente foi um comerciante paulista chamado Candido Dias da Silva. Em 15 de setembro de 1903 após uma reunião no centro de Porto Alegre foi fundado o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Em setembro de 1954 aconteceu à realização do seu projeto mais importante, a inauguração do Estádio Olímpico com capacidade para 38 mil pessoas. O jogo dessa festa foi contra o Nacional de Montevidéu, vencido pelo Grêmio por 2 a 0. Os anos passaram e a necessidade de uma casa maior para sua enorme torcida gerou, em dezembro de 2012, a construção e inauguração da Arena do Grêmio, com mais de 55.000 lugares.

O Grêmio possui um grande rival na mesma Porto Alegre, que é o Internacional e o embate entre estes dois é conhecido como Grenal. As cores oficiais da equipe são o azul, o preto e o branco em listas verticais. Atualmente o clube possui 85.000 sócios pagantes.

Um dos títulos mais significativos do Grêmio foi o de 2017 na Copa Libertadores da América. Ainda nas semifinais o goleiro gremista Marcelo Grohe fez uma defesa espetacular contra o Barcelona de Guayaquil que acabou levando o Grêmio para a final contra o Lanús e por fim à conquista da Taca Libertadores. Além disso, foi Campeão Mundial em 1983 contra o Hamburgo da Alemanha, com os dois gols marcados nessa partida sendo uma autoria do atual treinador Renato Portaluppi. A equipe de Porto Alegre foi Campeã da Libertadores em 1983 e 1995, tem 2 Campeonatos Brasileiros e 39 títulos estaduais, entre outros.

Os melhores clubes para apostar na sua equipa favorita Porto Alegrense podem ser encontrados neste website https://melap.pt/casas-de-apostas/

Uma das partidas mais inesquecíveis do Grêmio foi a famosa Batalha dos Aflitos, um jogo contra o Náutico de Pernambuco onde tudo aconteceu, desde pênaltis, expulsões e invasões de campo. O resultado positivo acabou acontecendo para o tricolor, levando assim o título de Campeão da Série B e dessa forma subindo para a Série A do Brasileirão.

O Grêmio tem conseguido equilibrar suas finanças, coisa que poucos times brasileiros podem se orgulhar, mas não tem apresentado um bom futebol em 2020/21 e está ainda na disputa por uma vaga na Copa Libertadores da América. A única chance de título este ano é a Copa do Brasil, onde enfrenta na final o Palmeiras. Vários reforços estão sendo estudados pela diretoria.