Clube de Regatas do Flamengo

Clube de Regatas do Flamengo

O Clube de Regatas Flamengo, ou simplesmente Flamengo, foi fundado em 1985 com o objetivo de ser um clube de remo e não de futebol, sendo que o futebol só começou no clube a partir de 1912. As suas cores tradicionais são o vermelho e o preto na forma de listras que variam de posição conforme o design dos uniformes.

O clube tem três rivais na própria cidade do Rio de Janeiro: o Fluminense, o Vasco da Gama e o Botafogo. De acordo com as pesquisas é o clube com maior número de torcedores do Brasil. O estádio da Gávea é o estádio oficial do Flamengo, que começou a ser usado ainda que precariamente pelo clube. A inauguração do estádio já com sua arquibancada construída e demais instalações ocorreu somente em 1938 e na altura foi batizado de Estádio José Bastos Padilha, homenageando ao seu antigo presidente.

O Flamengo, além da sua enorme torcida, tem uma grande quantidade de títulos expostos no seu museu. Eles vão desde os campeonatos estaduais até os internacionais, sendo 7 Campeonatos Brasileiros, 3 Copas do Brasil, 2 Copas Libertadores da América nos anos de 1981 e 2019, o Campeonato Mundial de Clubes em 1981, a Recopa Sul-Americana em 2020, uma Supercopa do Brasil em 2020 e uma Copa Mercosul em 1999. Somemos ainda 36 Campeonatos Cariocas.

Hoje em dia o Flamengo, juntamente com o São Paulo, são os clubes com o maior número de títulos nacionais e internacionais. Os anos de 2019/ 2020 foram anos realmente fantásticos para o clube Rubro-Negro comandado pelo português Jorge Jesus: foram nada menos do que 5 títulos em pouco mais de um ano.

Algumas paridas do Flamengo são memoráveis, entre elas a final da Copa Libertadores da América de 1981 quando venceu por 2 a 0 o chileno Cobreloa. Comandado pelo técnico Carpegiani o Flamengo enfrentou uma verdadeira batalha contra a equipe chilena. Na verdade dá para dizer que foi a vitória do futebol sobre a violência dentro dos gramados.

Outro jogo memorável ocorreu também em 1981 quando o Flamengo venceu o Liverpool por 3 a 0 na final do Campeonato Mundial de Clubes. Foi uma vitória para nunca mais ser esquecida. O esquadrão Rubro-Negro formado por Zico, Leandro, Marinho, Mozer, Lico e Junior, entre outros, foi muito superior aos ingleses e a equipe carioca trouxe para o Brasil o título do Mundial de Clubes. Falando em final, como esquecer a virada contra o River Plate na final da Libertadores de 2019? Até os 40 minutos do segundo tempo o time perdia por 1 a 0. Mas dois gols de Gabigol trouxeram o bi da América pra Gávea.

Mais uma partida que nunca esqueceremos, mesmo não valendo título algum - era uma simples rodada do Campeonato Brasileiro de 2011 – é Santos 4 × 5 Flamengo. A partida entre os dois na Vila Belmiro foi uma aula de futebol que as duas equipes apresentaram. De um lado a jovem genialidade de Neymar e do outro o artista da bola Ronaldinho Gaúcho. Gol após gol as equipes foram se superando e dando um verdadeiro espetáculo. No final o Flamengo acabou ganhando depois de estar perdendo por 3 a 0. Um jogo realmente inesquecível.

O Flamengo não tem sido a mesma equipe da temporada 2019/2020, apesar dos reforços recebidos, mas com muita vontade e sob o comando de Rogério Ceni conseguiu se recuperar no Campeonato Brasileiro, estando na liderança faltando apenas uma rodada. Um dos clubes mais ricos e bem administrados do Brasil não tem poupado esforços ao fazer novas contratações e estão sempre à procura de novos craques para melhorar ainda mais sua equipe.

O calendário de jogos do Clube de Regatas do Flamengo está disponível neste website https://melap.pt/apostas-desportivas/futebol/, pode também apostar no jogo de futebol do Clube de Regatas.