Futbol Club Barcelona

Futbol Club Barcelona

O Barcelona, também conhecido por Barça, foi fundado em 1899 na cidade de Barcelona na Catalunha, Espanha. O suíço Hans Gamper um ex-futebolista, teve a ideia de colocar um anúncio no jornal com a intenção de formar um clube de futebol.

O sucesso foi imediato e a primeira reunião ocorreu em novembro do mesmo ano com a participação de vários jogadores.

Com o tempo, o Barça se transformou em um grande clube e hoje é considerado o 2º clube mais valioso do mundo, além de ter o maior número de torcedores espalhados pelo planeta. Conhecido pelos craques, o Barcelona chegou a ter três jogadores disputando o título de melhor do mundo na Bola de Ouro de 2010: Messi, Xavi e Iniesta.

O Estádio do Barça é o Camp Nou, localizado no Bairro de Les Corts e inaugurado em 1957 com uma lotação de mais de 99.000 torcedores.

O clube catalão está habituado a grandes títulos e juntamente com o Real Madrid e Athletic Bilbao foram os únicos times nunca rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Espanhol.

Entre os vários anos espetaculares, o de 2009 se destaca, com um feito nunca antes ocorrido no futebol espanhol ao conquistar a tríplice coroa, ganhando a La Liga, a Copa do Rey e a Liga dos Campeões da UEFA. Para completar, triunfou na Supercopa da Espanha, na Supercopa da UEFA e no Mundial de Clubes.

Nos campeonatos nacionais os números são impressionantes, com nada menos do que 30 Copas do Rei conquistadas, 26 da La Liga, 13 Supercopas da Espanha, além é claro, de ter 5 títulos da Liga dos Campeões da UEFA e 5 da Supercopa da UEFA.

Alguns jogadores brasileiros fizeram muito sucesso no time catalão, dentre eles Ronaldo Fenômeno, que fez uma temporada sensacional em 1996/97 marcando 34 gols somente no Campeonato Nacional. Por questões financeiras o Barça acabou perdendo o Fenômeno, assim como perdeu pelos mesmos motivos Maradona e Romário.

Outros atletas de elite também podem ser citados como os brasileiros Rivaldo, Giovanni, Ronaldinho Gaúcho e o português Luís Figo. Seu rival direto na La Liga é a equipe madrilenha do Real Madrid. A grande estrela do Barcelona continua sendo o argentino Lionel Messi, com mais de 700 partidas pela equipe catalã e mais de 600 gols marcados.
Messi é realmente um gênio e comanda o time dentro de campo sempre a procura de grandes vitórias. Um dos gols que ele mesmo considera inesquecível foi o gol de cabeça contra o Manchester United em 2009 na Liga dos Campeões, em uma final que levou o Barça ao título. Outra partida inesquecível ocorreu em 2012 quando o Barça enfrentava o Bayer Leverkusen na competição internacional em uma partida de mata-mata e Messi marca 5 gols. Sua equipe acaba vencendo os alemães por 7 a 1.

Apesar da grandeza do clube o Barcelona atualmente enfrenta uma crise financeira, não só pela queda de arrecadação durante a pandemia, como também pela má gestão que acabou comprometendo a saúde financeira do clube, inclusive criando problemas fiscais junto à Fazenda da Espanha. A crise também é política envolvendo a renúncia de presidente. Isso tem refletido dentro de campo e a equipe não tem ido bem na La Liga ocupando a terceira colocação.

O calendário de jogos do Futbol Club Barcelona pode ser encontrado aqui https://melap.pt/apostas-desportivas/futebol/