Clube Atlético Mineiro

Clube Atlético Mineiro

O Clube Atlético Mineiro, também conhecido por Galo, foi fundado em março de 1908 em Belo Horizonte, Minas Gerais por um grupo de estudantes. Na época de sua fundação o nome escolhido foi Athlético Mineiro Football Club, tendo sua grafia alterada em 1913 para o nome atual. No ano de 1929 o Atlético inaugurou o Estádio Antônio Carlos, um feito de grande importância com a presença do presidente da FIFA Jules Rimet, já que era o primeiro estádio mineiro a possuir iluminação, possibilitando assim os jogos noturnos.

O ano de 2005 foi um ano para ser esquecido pelo Galo, após uma péssima temporada acaba por ser rebaixado para série B do Campeonato Brasileiro. Depois de passar por uma grande reformulação, volta no ano seguinte a elite do futebol brasileiro. As melhores casas de apostas a apostar no Atlético Mineiro. Sem dúvida alguma uma das principais conquistas do Galo foi o Campeonato Nacional de Clubes em 1971, o que seria nos dias de hoje o Campeonato Brasileiro. Nos anos 80 foi quem comandou o futebol em Minas Gerais ganhando nada menos do que 8 títulos estaduais em 10 anos. Em 1992 e 1997 ganhou a Copa Conmebol. No ano de 2013 atinge o esperado objetivo de todas as equipes nacionais, vencendo a Copa Libertadores da América em uma campanha inesquecível.

No ano seguinte (2014) não só ganha a Recopa como também a Copa do Brasil diante do seu arquirrival, o Cruzeiro.

Entre os grandes jogos de sua história está a final do Campeonato Brasileiro de 1971, quando o Atlético enfrentou o poderoso São Paulo e ganhou por 1x0 com gol de Odair, levando o título do Campeonato Brasileiro sob o comando de Telê Santana.

Outro encontro importante foi na final da Copa Libertadores da América de 2013 quando o Galo enfrenta o Olímpia do Paraguai e vence por 2 x 0 sob o comando do técnico Cuca.

O Galo não vem bem no Campeonato Brasileiro, apesar de ocupar a 3ª colocação, já não tem condições de chegar ao título. Agora resta garantir uma vaga na Copa Libertadores da América. O técnico Jorge Sampaoli era a grande esperança do clube para voltar a ganhar grandes competições, mas ele está de saída. Na parte econômica a falta de receitas devido à pandemia tem sido um problema, apesar de que os patrocinadores têm sido muito ativos, principalmente na contratação de grandes jogadores. O clube está construindo o seu novo estádio, o Arena MRV, para 46.000 torcedores. Ele deverá ser entregue em 2022.